Entendendo os arquivos de logotipo

Nós dividimos os arquivos de logotipo em dois grupos: O primeiro são os arquivos classificados como BITMAP ou RASTER, que tem a sua estrutura formada por PIXELS. O segundo grupo são arquivos classificados como VETOR que possuem seu caminho, linhas e dimensões armazenadas na forma de equações, o que proporciona a esse tipo de arquivo a capacidade de ampliação sem perda de qualidade.

 

ARQUIVOS BITMAP OU RASTER

.JPG (Joint Photographic Experts Group)

Usado tipicamente para a fotografia em alta qualidade e para arquivos web que não exijam muita qualidade nas imagens. Perde-se qualidade quando a imagem é redimensionada. Não suporta transparência. Não recomendado para uso de impressão.

 

.PNG (Portable Network Graphics)

O arquivo .png funciona muito bem na web, principalmente para textos, gráficos e uso online em geral, criando um olhar mais nítido dos elementos. Quanto à impressão, não é uma extensão indicada para esse fim. Suporta transparência. Perde-se qualidade quando a imagem é redimensionada.

 

.GIF (Graphics Interchange Format)

Usado especificamente na web, com número reduzido de 256 cores e também muito usado para animações (as famosas GIF’s). Em resumo, essa extensão funciona bem para arquivos pequenos destinados à web. Suporta transparência. Similar ao .PNG, porém com qualidade inferior.

 

.PSD (Adobe Photoshop)

Usado para EDITAR fotos, gráficos e elementos destinados à web. Essa extensão é nativa do Adobe Photoshop.

 

ARQUIVO VETOR

.EPS (Encapsulated Postscript File)

Usado para logotipos e ilustrações. Pode ser redimensionado sem nenhuma perda de qualidade. Suporta transparência e funciona perfeitamente para arquivos grande de impressão.

 

.PDF (Portable Document Format)

Usado como uma excelente forma de compartilhamento de arquivos sem perda no design, resolução ou qualidade. Uma versão digital em .PDF de um material impresso que precise ser enviado por email ou compartilhado por algum outro meio digital, é frequentemente usado entre as agências, gráficas e/ou clientes. Outro ponto importante a ser considerado é o fato de alguns elementos poderem ser extraídos de um arquivo .PDF.

 

.AI (Adobe Illustrator)

Usado para o desenvolvimento de logotipos, gráficos e ilustrações. Essa extensão é nativa do Adobe Illustrator.

 

DICAS:

Para arquivos destinados à impressão, utilizamos a configuração CMYK (modo de cor) e a resolução de 300DPI. Para arquivos destinados à web, utilizamos a configuração RGB (modo de cor) e a resolução de 72DPI.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.